jun
2022
Coleta de Padrões
Destacamos inicialmente que o Exame Grafotécnico faz parte da Documentoscopia que, por sua vez, é muito utilizada no sistema judiciário, em esferas como cível, criminal, trabalhista entre outras. Com um laudo ou parecer técnico as tomadas de decisão no ambiente jurídico, tem mais segurança e credibilidade.
No artigo de hoje trataremos de uma das etapas mais importantes da Perícia Grafotécnica. Tanto para o perito oficial, quanto para o assistente técnico, a coleta de padrões gráficos é fundamental para a produção de uma prova técnica integra.
Os padrões gráficos coletados servirão de base para os exames realizados posteriormente. Estes são elementos que contribuem para as conclusões do perito. Porém, a coleta deve ser bem elaborada, afim de facilitar para o expert a identificação de tentativas de disfarces, bem como a verificação de hábitos gráficos e a gênese da pessoa.
E como isso deve ser feito? A resposta é que não existe receita de bolo, mas ao estudar a Perícia Grafotécnica, é possível encontrar metodologias que podem nortear a Coleta de Padrões.
Nossa sugestão é que a coleta seja feita em etapas e que estas etapas sejam alternadas, com pequenos intervalos entre uma e outra, sem que a pessoa não saiba qual é a próxima etapa. O perito pode conversar com a pessoa durante a coleta, desviando sua atenção do processo e criando estes intervalos desejados. Esta é uma forma eficiente para dificultar e ou evitar disfarces.
O perito precisa encontrar e seguir um padrão que lhe forneça subsídios suficientes para entender e identificar a escrita individual da pessoa. Para que isso seja possível devem ser coletadas de 15 a 30 assinaturas além de padrões produzidos através de textos ditados para o periciando, podendo ainda serem solicitados padrões maiores ou ampliados.
Em resumo, uma Coleta de Padrões realizada de forma cientifica não deixa margem para questionamentos no âmbito processual e fortalece os argumentos e conclusões do expert em seu laudo ou parecer técnico.
O momento em que se realiza a coleta de padrões é a oportunidade do perito identificar as tentativas de disfarces. Na grande maioria dos casos este momento é único e deve ser bem aproveitado. É quando o profissional começa a mostrar seu valor e o quanto está preparado.
O expert deve estar pronto e se organizar para o momento da coleta. Detalhes como opções de suporte que vai disponibilizar, qual instrumento vai fornecer, se essa pessoa vai estar em pé ou sentada, quem vai acompanhar a coleta. Estes cuidados básicos podem evitar que a coleta tenha que ser realizada pela segunda vez.
Ferreira Perícias trabalho transparente e preço justo.