fev
2022
Perito judicial e seu papel perante a sociedade.
O objetivo deste texto é que o leitor entenda mais sobre a perícia judicial e sua importância no sistema judiciário brasileiro.
O que é um perito judicial?
Resumidamente, o perito é um expert em determinado assunto. É um auxiliar da justiça, que faz a análise da prova com olhar técnico ou científico. As partes apresentam provas ou solicitam a produção provas que podem ser decisivas para o caso. Neste momento o juiz precisa de uma opinião neutra sobre a questão.
A perícia pode ser solicitada por uma das partes no processo ou pelo juiz que também é o responsável por indicar um perito. O profissional selecionado deve estar habilitado e seu papel é examinar as provas e os fatos de forma imparcial. Valendo-se de seus conhecimentos e métodos técnicos, ele deve buscar a verdade científica para o caso.
Após a análise, o perito judicial emite um laudo que tem por objetivo fornecer informações ao magistrado. Estas informações podem servir como base para a tomada de decisão.
Qual a importância de um perito judicial?
Difícil mensurar este grau de importância, mas de fato a perícia e o perito são muito importantes tendo em vista que a análise de um perito pode influenciar na vida dos envolvidos, pode ser decisiva dentro de um processo.
O laudo serve como prova legal e pesa na decisão do juiz, por isso, é imprescindível que a análise dos fatos e das provas seja imparcial e feita por um profissional que possua vasto conhecimento na área.
No atendimento à justiça gratuita fica evidente a relevância do trabalho de um perito. A justiça brasileira, a fim de garantir o direito à ampla defesa, disponibiliza a justiça gratuita para quem não tem condições de arcar com as custas de um processo. O sistema judiciário custeia o advogado e a perícia, se necessário.
Nós atendemos através da justiça gratuita quando nomeados pelo juiz, é um trabalho remunerado com valores simbólicos. Muitos peritos são voluntários para este trabalho social que é uma forma de garantir o acesso à justiça para todos.
Vale lembrar que um expert pode ainda atender as partes como assistente técnico. Neste caso, o profissional pode ser contratado para emitir um parecer técnico antes do início do processo e pode participar da elaboração de quesitos, ou ainda para acompanhar o trabalho do perito oficial.
Esperamos que este texto contribua para o entendimento do trabalho de um perito judicial e seu papel perante a sociedade.