jan
2022
Grafoscopia e Grafologia qual a diferença?
Você sabe o que é grafoscopia? A grande maioria das pessoas não sabe e muitos confundem grafoscopia com grafologia. São duas ciências diferentes, ambas estão ligadas à análise da escrita, porém, são de fato ciências com objetivos distintos.
A grafologia é uma ferramenta utilizada pelos departamentos de recursos humanos, muito empregada nos processos de seleção. Neste caso, são feitas análises muito parecidas com as da grafoscopia, mas para buscar respostas diferentes.
A grafologia observa/examina traços e grafismos com objetivo de avaliar a personalidade do indivíduo. Desta analise podem até surgir recomendações, áreas em que a pessoa possa ser mais produtiva, dentro das suas habilidades.
A grafoscopia é uma ferramenta que permite identificar se uma escrita ou assinatura pertence ou não a uma determinada pessoa. Por exemplo: quando você vai reconhecer firma em um cartório ou assinar um cheque, a recomendação é que você assine com o mesmo padrão de quando criou o cartão de assinaturas.
Resumidamente, isto é, grafoscopia - a identificação de assinatura ou escrita pertencente ou não a determinado punho escritor.
Desta maneira, a grafologia está ligada à identificação do perfil de determinada pessoa, enquanto a grafosopia está focada em verificar a autenticidade do grafismo. A primeira é utilizada na psicologia, enquanto a segunda é mais utilizada no meio jurídico e criminal.
Vivemos em um mundo onde periodicamente assinamos ou escrevemos contratos, cheques, documentos, bilhetes, textos, músicas. Há uma infinidade de grafismos que podem ser questionados por diversos motivos, por isso, a grafoscopia é fundamental neste contexto.